Trabalhadores e trabalhadoras do sistema Eletrobras fizeram um protesto nesta terça-feira, 19, durante a festa de fim de ano da empresa.

A confraternização, organizada no Jockey Club Brasileiro, no Rio, contou com a triunfal recepção de dezenas de eletricitários, além de movimentos sindicais e da sociedade civil que também boicotaram o evento, em um grande ato contra as políticas adotadas pela alta cúpula da Eletrobras desde sua privatização.

Nas faixas expostas, os manifestantes questionam a lisura do processo de privatização, denunciam manobras ilícitas de acionistas – como o trio Lemann, Telles e Sicupira (3G Radar) – e pedem a reestatização da Eletrobras e a dissolução do “conselhão” e da diretoria da empresa.

Desde que a Eletrobras foi privatizada, cerca 4 mil trabalhadores já foram demitidos. O clima institucional é péssimo, sem falar de três suicídios de funcionários e diversos acidentes de trabalho.

As entidades presentes no evento preparam um novo ato na frente da sede de Furnas, no dia 29 de dezembro (sexta-feira). Até lá, a ASEF ainda divulgará mais informações.

#ReestatizaEletrobras