SOBRE NÓS
O que somos e o que queremos.
A ASEF nasceu em 24 de junho de 1981. De lá pra cá nossa associação busca agregar valor à vida dos associados, seja oferecendo serviços de informação e de entretenimento (por convênios e parcerias) ou como porta-voz em defesa dos direitos dos trabalhadores. Para entender sobre nós, é necessário conhecer a história do Brasil.
CONTEXTO HISTÓRICO
O ano era 1981. Os militares ainda dominavam a política nacional e o general João Batista de Figueiredo havia sido escolhido por seus pares para preparar a devolução do Estado à democracia e ao povo. Mas o movimento sindical continuava atrelado, reprimido, vigiado e sob leis draconianas que impediam a livre organização dos trabalhadores.
Desde o final da década de 1970 algumas greves já aconteciam no país e a greve dos metalúrgicos do ABC, em 1980, foi um marco para todos os que acreditavam na retomada das lutas e reivindicações de trabalhadores.
No dia 30 de abril de 1981, duas bombas explodem em um carro no Pavilhão Riocentro, no Rio de Janeiro, durante um show comemorativo do Dia do Trabalhador. Hoje, confissões e documentos de pessoas da época já comprovam que tudo havia sido montado para amedrontar a população e retardar a volta do país à Democracia.
E é nesse clima nacional, com esse cenário montado e conduzido para calar o povo e impedir o avanço da Democracia que, no dia 24 de junho de 1981, reuniram-se alguns engenheiros de nossa empresa com o objetivo de criar uma Associação dos Engenheiros de FURNAS.
Na abertura, falando sobre a importância da criação da entidade, os seus organizadores informaram sobre uma pesquisa que foi distribuída entre os engenheiros da empresa e que mostrou, pelos seus resultados, que, das 600 pesquisas distribuídas, 594 profissionais se manifestaram pela necessidade da criação da entidade representativa.
Estava assim fundada a Associação dos Engenheiros de Furnas.
Mas isto ainda era pouco para os companheiros que lutavam pelos direitos dos trabalhadores e pela Democracia no país. Pouco depois de criada, a Associação dos Engenheiros de Furnas expande-se e passa a representar todos os trabalhadores de nível superior da empresa. Dois anos mais tarde, em 1983, uma grande conquista de todos os trabalhadores de Furnas: nossa entidade abre suas portas para todos os companheiros e passamos a ser conhecidos como ASEF – Associação dos Empregados de Furnas.
A ASEF HOJE
Completamos 40 anos com uma história de luta que acompanha a redemocratização do país e a recuperação dos direitos dos trabalhadores. Uma luta de resistência. Em 2021, continuamos fazendo história. Nosso dever é lutar contra a privatização da Eletrobras e pela manutenção da soberania nacional do sistema elétrico brasileiro.
A ASEF somos nós, trabalhadores!
Como é nosso trabalho de comunicação? Veja este vídeo de 2017, ainda atual. Nosso diretor, Victor Costa, explica a questão da privatização da Eletrobras:
Fique atento. Assine a nossa newsletter!
Receba nossos comunicados sobre agenda de reuniões e assembléias, ações judiciais e promoções de parceiros.